Nossa trajetoria

DCE 2011: do estudante para estudante

Tivemos um 2011 muito ativo na UFRGS. A gestão “UFRGS Pública e Popular” levou adiante muitas pautas. Primeiro, reconstruímos o diálogo - inexistente em 2010, na gestão da direita com o DCE LIVRE - entre o DCE e os CAs e DAs, representantes dos cursos, através da convocação dos CEB's (Conselho das Entidades de Base). Organizamos uma nova forma de gestão, através da criação de uma diretoria plena, que mensalmente, junto à diretoria executiva, reunia-se e decidia as principais atividades e intervenções do DCE. Promovemos muitas atividades de integração, como festas na sede do Centro, festas das Calouradas – sendo a do segundo semestre com o Tonho Crocco, jogos sedentários com disputas memoráveis no xadrez, sinuca, pebolim e truco, além da volta da Copa DCE de futsal. Editamos duas edições do Contramola, o jornal do DCE. Conquistamos a Janta no RU da ESEF e garantimos a construção da nova biblioteca do Campus do Vale, prometida pela Reitoria há mais de 20 anos. 
Estivemos em várias mobilizações neste ano. Em defesa da Educação Pública, contra a corrupção, contra o aumento das passagens de ônibus na cidade e em solidariedade aos estudantes chilenos agredidos e presos, que lutam há 5 meses por Educação gratuita em seu país. Apresentamos ao Ministro da Educação Fernando Haddad nossa reivindicação pelos 10% do PIB para Educação já!


A Conquista da janta no RU da ESEF e a construção da nova biblioteca do Campus do Vale não foram presentes da Reitoria. É resultado da luta do movimento estudantil, protagonizada por diversos integrantes da nossa chapa.

Atividades ao longo de 2011:


ABRIL


Parada dos Bixos do primeiro semestre


 
Calouradas de início do semestre para recepcionar a comunidade acadêmica

Festa ocupação para a retomada dos espaços estudantis na UFRGS


Carta de reivindicação dos estudantes da UFRGS para o ministro da Educação

Festa do Dia do Trabalhador


MAIO

Campanha pelo aumento da bolsa (mínimo de R$ 450 já)

Festa das Calouradas - primeiro semestre


1º Encontro de negros e negras da UFRGS

JULHO


Campanha de apoio à greve dos servidores da UFRGS e UFCSPA


AGOSTO

 

Campanha + Segurança + Infraestrutura

Conquista da janta no RU da ESEF 

SETEMBRO


 
Festa da unidade do movimento estudantil (DCE UFRGS, DCE UFCSPA, M89 JUNHO, APG UFRGS)

Jogos DCE UFRGS com Copa Futsal, truco, sinuca, xadrez e pebolim

 
Reinauguração da Sede do DCE do Vale


OUTUBRO

V Congresso de Estudantes da UFRGS



Acampamento Mundial das Praças por Democracia Real Já - 15 de Outubro